terça-feira, 23 de setembro de 2008

Nova Pesquisa

">

Lindberg tem 43% e Bornier, 35%, em Nova Iguaçu (RJ), diz Ibope
Lindberg oscilou positivamente 3 pontos percentuais e Bornier, 1 ponto.
Candidatos estão tecnicamente empatados no limite da margem de erro.

O Ibope divulgou nesta segunda-feira (22) a segunda rodada de pesquisas encomendadas pela TV Globo para a Prefeitura de Nova Iguaçu (RJ). O candidato Lindberg Farias (PT) tem 43% e Nelson Bornier (PMDB), 35%.
O petista oscilou positivamente três pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, quando tinha 40%. O peemedebista oscilou positivamente um ponto percentual na mesma comparação.
Os dois estão tecnicamente empatados no limite da margem de erro, que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Lindberg tem entre 39% e 47% e Bornier, entre 31% e 39%.
O candidato Carlão (PSTU) manteve o mesmo percentual da pesquisa anterior: 1%. Como no levantamento anterior, Antônio Cottas (PSOL), José Renato (PCB) e Léo (PTC) não atingiram 1% das intenções de voto.
Os votos brancos e nulos somaram 6% e os que não sabem/não opinaram, 14%. O Ibope entrevistou 602 eleitores entre sábado (20) e esta segunda-feira (22) em Nova Iguaçu. O levantamento está registrado na 82ª Zona Eleitoral da cidade sob o número 008/2008.
Segundo turno
Em um eventual segundo turno, conforme simulação do Ibope, Lindberg Farias teria 47% contra 38% de Nelson Bornier.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Posto de saúde


Existe candidato por aí vendendo ilusões para os eleitores. É o que na gíria popular chama-se Kaô, marola ou churumela. No português claro pode-se dizer que é mentira mesmo. Aqui em Miguel Couto, uma candidata coloca-se como redentora da saúde no município. Como se a sua gestão tenha sido a oitava maravilha do mundo!
Muito pelo contrário, o que se vê é que os dois anos a frente da secretaria de saúde, serviram apenas para empregar os seus apadrinhados e parentes.
Em nosso bairro, por exemplo, ficou uma marca vísivel da sua grande "competência" administrativa. Trata-se de um container que deveria abrigar uma Unidade de Saúde do PSF (Programa de Saúde da Família). Por si só a idéia já é bem ruim, mas em nosso caso ficou pior. O espaço escolhido para colocação do vagão foi a praça Dr.Borguete, o único local de lazer do bairro, e assim mesmo mantido pelos moradores sem nenhuma ajuda da prefeitura. Até que daria para justificar a escolha, se o posto estivesse funcionando, mas passados vários meses, parece que se tornou um enorme "elefante branco".

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Eleições: o assunto da moda

Mais uma eleição se aproxima.
Como não poderia deixar de ser, os nossos olhos e ouvidos novamente são alugados para os políticos e seus marqueteiros.
Estratégias de publicidade mirabolantes e de gosto muitas vezes duvidoso, fazem parte de um repertório de argumentos para tentar conquistar os corações e as mentes dos eleitores.
Pela qualidade (ou pela falta dela!) apresentada nos programas eleitorais, pode-se perceber que a eleição deste ano não será mais do mesmo que está aí. O eleitor há muito perdeu a crença nas instituições políticas, e o desânimo é evidente.
Seguramente será uma das campanhas mais "frias" que já tivemos nos últimos anos em Nova Iguaçu.
Mas vejam, nós que de uma certa forma temos de nos relacionar em um grau maior ou menor com essa gente, (afinal este é o papel de uma associação comunitária) propomos que todos participem como forma de manifestar a vontade de melhorar o quadro das coisas. É possível fazer com que a balança política penda em favor do bem coletivo ao invés de interesses privados.
Pensar desta forma é imaginar uma cidade em que os serviços públicos: escolas, postos de saúde, transportes, cultura e lazer estejam presentes de maneira continua e com qualidade.
Muito cuidado principalmente na escolha do seu vereador, porque cabe a ele única e exclusivamente, representá-lo no legislativo do município, fazer leis e fiscalizar a administração do prefeito. Tem muito candidato por aí dizendo: "implantei um posto saúde em tal lugar..." ou "asfaltei tantas ruas...". Esse, com certeza, está tentando cometer estelionato eleitoral, uma vez que mente ao apropriar-se de ações que são de exclusiva competência do poder executivo, ou seja, do prefeito.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Biografia de um líder

“Moacir José Pereira Gerk nasceu no dia 27 de julho de 1917, em Santa Rita do Rio Negro, município de Cantagalo, Centro-Norte do Estado do Rio de Janeiro.
Descendente de imigrantes austríacos foi menino humilde, acostumado ao trabalho desde muito cedo. Passou pelo comércio de sua cidade natal, de onde saiu aos quinze anos para o município de Niterói.
Cidadão de luta chegou à Nova Iguaçu na década de 50, fixando-se no bairro Ambaí, época em que já mobilizava companheiros e vizinhos para a formação do CPMA, Centro Pró-Melhoramentos do Ambaí, atualmente, AABA.
Desde a formação do CPMA, já se podia identificar no Sr. Moacyr um líder comunitário, que preocupado em melhorar as condições de vida do bairro, enviava a Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu diversos pedidos para obras de conservação da Estrada do Ambaí, energia elétrica para o bairro, transporte regular e de boa qualidade, além de outros interesses que facilitassem a vida dos cidadãos.
Foi persistente em suas reivindicações, procurando a imprensa local numa atitude pioneira de fazer-se servir, tornando-se uma referência àqueles que pretendiam lutar e promover melhorias no bairro. Porém sua luta não ficou restrita a obras de infra-estrutura, pois uma de suas preocupações, sempre fora a inexistência de vagas nas escolas públicas que permitissem aos filhos dos trabalhadores humildes o acesso a educação formal.
Esta é uma demonstração inequívoca da sua preocupação e compromisso com a cidadania, ingrediente indispensável à consolidação de uma sociedade mais justa e igualitária.
Finalizando a última conquista que levou a sua assinatura, foi o ofício entregue a FAPERJ, solicitando a instalação de um CIEP, Centro Integrado de Ensino Público, em 19/03/1986.
Por sua conduta honrada e digna, e principalmente por sua confiança no trabalho do homem simples das comunidades, que com sua honestidade, virtude imprescindível a construção de um país melhor, indicamos o nome de MOACYR JOSÉ PEREIRA GERK para o CIEP 334.
Nosso líder faleceu em 15 de junho de 1990, ainda sem ver concluída a obra do CIEP, mas recebe agora a justa homenagem desta comunidade”.
Documento encaminhado a Secretaria Estadual de Educação em 1991, pleiteando o nome do Sr. Moacyr José Pereira Gerk para o CIEP 334, homenagem que de fato se concretizou.

domingo, 24 de agosto de 2008

AMPA na história

A nossa Associação de Moradores do Parque Ambaí, como a conhecemos hoje, tem origem nas lutas de diversos homens e mulheres que muito se dedicaram pela causa de construir um bairro melhor para todos.
Na próxima semana postaremos artigos contando um pouco das histórias desses homens e mulheres.
O primeiro será sobre o saudoso Moacyr José Pereira Gerk, fundador e primeiro presidente da nossa associação, que na época, 1959, denominava-se CPMA - Centro Pró Melhoramentos do Ambaí.
É realmente muito interessante, não deixe ler!

Ambaí embaixo d'água

O vídeo acima (peço licença e agradeço ao autor da postagem no youtube) chama atenção para situação em que se encontra os ralos e a própria rede de escoamento de água pluviais naquele techo da Avenida Henrique Duque Estrada Meyer. O problema já é antigo, e temos inclusive um processo de 2005 junto a prefeirura solicitanto um trabalho de limpeza e desobstrução dos escoadouros. Na próxima reunião da diretoria estaremos discutindo e fazendo gestão junto a SEMDES para solução do problema.

sábado, 23 de agosto de 2008

Escola Municipal

A nova diretoria da AMPA, eleita para o mandato de 2008 à 2011, terá como um dos seus grandes desafios lutar pela implantação de uma escola municipal no bairro.
Não há uma estatística sobre o assunto, mas fica bastante vísivel pela movimentação de crianças que deslocam-se em direção à Miguel Couto e outros bairros, que a necessidade existe, e dadas as dificuldades do trajeto melhor seria que houvesse uma escola municipal no bairro.

Estamos de olho...

Temos recebido muitas reclamações de moradores do bairro quanto a Viação Mirante, empresa de ônibus responsável pela linha Miguel Couto – Nova Iguaçu (via Ambaí).
Os usuários e pais de alunos reclamam que durante a semana, no horário entre 12:00 e 13:30 horas, a empresa deliberadamente recolhe os veículos que têm uma capacidade maior para transporte de passageiros, substituindo-os por microônibus. Os alunos da rede pública e os idosos, ambos com direito a gratuidade no transporte, ficam nos pontos esperando por horas, até poderem embarcar para seus destinos, uma vez que cada um destes microônibus transporta apenas dois passageiros gratuitamente.
A diretoria da AMPA deverá entrar em contato com a empresa para tentar resolver o problema de maneira amistosa. Porém não abrirá mão do direito dos usuários, o que está garantido por Lei específica, no caso dos idosos, e por acordo entre a Prefeitura e o Sindicato da empresas de ônibus, no caso dos estudantes.

Os políticos e a política

"Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Esta minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e por-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo. Quem duvida disso não conhece a natureza humana."
Mikhail Bakunin - Filósofo Russo
(1814-1876)

Informativo

ALERTA AOS PAIS E MORADORES!
A AMPA – Associação de Moradores do Parque Ambaí, em parceria com a empresa MRS Logística S/A (companhia ferroviária), vem a público alertar a todos os moradores residentes nas proximidades da via férrea e em especial aos pais e mães de crianças em idade escolar.

Como é de conhecimento de todos, a MRS Logística S/A, instalou um equipamento de segurança (cancela automática) na passagem de nível da linha férrea que cruza a Avenida Henrique Duque Estrada Meyer (antiga Estrada do Ambaí).

Alguns adolescentes da comunidade (casos isolados) estão fazendo uma brincadeira extremamente perigosa e que poderá causar sérios acidentes. Próximo a cancela foi instalado um sensor elétrico que aciona automaticamente o equipamento quando da aproximação das composições (trens). De maneira irresponsável estes jovens estão conseguindo acionar a cancela com o uso de um pedaço de fio condutor. E com isto estão pondo em risco a vida dos motoristas e pedestres que necessitam atravessar a via férrea. Tal procedimento gera uma descarga de altíssima voltagem que pode matar quem esteja manuseando com o fio.

Por isso pedimos a colaboração dos senhores e senhoras para que não permitam que seus filhos exponham a vida deles e de outras pessoas a tais perigos.

VIDA É O BEM MAIS PRECIOSO QUE TEMOS, É PRECISO PRESERVAR. COLABORE!

Parceria pela comunidade!

sábado, 9 de agosto de 2008

Estamos aí pro que der e vier

Olá pessoal.
A iniciativa de criar um blog tem o objetivo claro de dar publicidade as lutas e conquistas da nossa entidade de bairro, a Associação de Moradores do Parque Ambaí, AMPA.
Não por acaso pessoas e empresas no mundo todo lançam mão desta interessante ferramenta, para difundir idéias e informações.
Nos dias de hoje é preciso muito mais do que uma boa causa para fazer com que as pessoas se mobilizem na defesa do interesse da coletividade, o que é este o nosso caso.
Para começo de conversa eis aqui alguns dados interessantes sobre o nosso bairro que queremos difundir:

PARQUE AMBAÍ – DADOS SOCIAIS

População Estimada: 18.380 hab. (fonte: IBGE – Censos Demográficos e Contagem populacional; para anos intercensitários – estimativa 2005).

Serviços Públicos disponíveis: Escola Estadual Ambaí (Rua Ipiranga) e coleta de lixo.

Situação das Ruas: 24 (vinte e quatro) ruas saneadas e pavimentadas, 7 (sete) ruas parcialmente pavimentadas, 28 ruas sem saneamento.
Obs.: Das sete ruas parcialmente pavimentadas seis delas atravessam o Rio das Velhas, e foram saneadas exatamente até o trecho de encontro com o rio (vide no mapa Ruas: Figueira, Dona Marieta, Henrique Laje, João Batista, Rua Maricá, Rua José Maria).

Áreas de Lazer: Não há no bairro, áreas públicas destinadas ao lazer, apenas espaços criados pela comunidade para prática de esportes e/ou lazer. Exemplo: escolinha de futebol, campo e parquinho infantil, na Praça Dr. Borgeth. A referida praça encontra-se precariamente iluminada.

Principais necessidades do bairro:

Saneamento, drenagem e pavimentação das ruas principalmente as que ficam nos entornos do Rio das Velhas; onde ocorrem enchentes constantes e não há coleta regular de lixo pela falta de acessibilidade dos caminhões de coleta;

Implantação de uma escola de ensino fundamental no bairro;

Implantação de um posto do Programa de Saúde da Família;

Criação e/ou oficialização pública de espaços para esporte e lazer;