terça-feira, 27 de outubro de 2009

Alerta contra a Dengue


O início do período chuvoso é sinal de alerta para as equipes que combatem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o transmissor do vírus da dengue. A água depositada em pneus, vasos e outros recipientes que a mantenham limpa se torna berçário para o inseto. Até agora, a prevenção parece estar dando resultados: o número de casos confirmados diminuiu quase 30% em relação a outubro do ano passado.
1 - Epidemia
Em 2008, foram registrados mais de 200 mil casos de dengue no estado do Rio de Janeiro, a maioria na capital. Foram pelo menos duas centenas de mortes, sendo mais de 30% de pessoas com menos de 15 anos de idade.

Como se prevenir?

# O mosquito coloca seus ovos na água parada e limpa.
Por isso, siga estas recomendações:

# Não deixe água acumulada em vasos de plantas e xaxins.
# Coloque areia grossa nesses recipientes.

# Não abandone pneus velhos. Eles são o 'berçário' predileto do mosquito. Guarde em local protegido ou fure.

# Não deixe destampadas caixas d'água, poços, latões e filtros.

# Troque diariamente a água de bebedouros de animais.

# Jogue fora materiais que acumulem água, como copos e latas.

Proteja-se
Quem achar que sua vizinhança precisa de uma visita do Centro de Controle de Vetores, pode entrar em contato com o órgão pelo telefone 2668-2300.

Saiba mais
100 milhões de vítimas no mundo

Causada por um arbovírus da família Flaviviridae, a dengue é uma das doências mais endêmicas do mundo, vitimando cerca de 100 milhões de pessoas por ano no planeta, de acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda segundo o órgão, a forma hemorrágica da doença ataca 500 mil pessoas por ano, com taxas de mortalidade de até 30%. As primeiras epidemias ocorreram no início do século 20 e hoje a dengue é endêmica no sudeste asiático. Nas Américas, o Brasil é campeão de casos (foram quase 400 mil em 2008), seguido pelo México. Em Brasília, os primeiros casos surgiram apenas em 1991. Foram 29 confirmações — todas de pessoas que pegaram a doença em outros estados. As primeiras cinco transmissões locais aconteceram em 1997. Hoje, a média anual no DF é de 332 casos. A dengue é transmitida por meio da picada de uma fêmea do mosquito Aedes aegypti contaminada pelo vírus. O macho se alimenta apenas de seiva de plantas e não de sangue. Cada mosquito vive, em média, 45 dias e pode contaminar até 300 pessoas. Ele se alimenta durante o dia, é escuro, tem listras brancas e é menor que um pernilongo. O homem e alguns macacos são os únicos hospedeiros vertebrados do vírus. A doença, porém, só se manifesta em humanos.

Fonte: Correio Braziliense (16.10.09)

Nenhum comentário: