terça-feira, 27 de outubro de 2009

Alerta contra a Dengue


O início do período chuvoso é sinal de alerta para as equipes que combatem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o transmissor do vírus da dengue. A água depositada em pneus, vasos e outros recipientes que a mantenham limpa se torna berçário para o inseto. Até agora, a prevenção parece estar dando resultados: o número de casos confirmados diminuiu quase 30% em relação a outubro do ano passado.
1 - Epidemia
Em 2008, foram registrados mais de 200 mil casos de dengue no estado do Rio de Janeiro, a maioria na capital. Foram pelo menos duas centenas de mortes, sendo mais de 30% de pessoas com menos de 15 anos de idade.

Como se prevenir?

# O mosquito coloca seus ovos na água parada e limpa.
Por isso, siga estas recomendações:

# Não deixe água acumulada em vasos de plantas e xaxins.
# Coloque areia grossa nesses recipientes.

# Não abandone pneus velhos. Eles são o 'berçário' predileto do mosquito. Guarde em local protegido ou fure.

# Não deixe destampadas caixas d'água, poços, latões e filtros.

# Troque diariamente a água de bebedouros de animais.

# Jogue fora materiais que acumulem água, como copos e latas.

Proteja-se
Quem achar que sua vizinhança precisa de uma visita do Centro de Controle de Vetores, pode entrar em contato com o órgão pelo telefone 2668-2300.

Saiba mais
100 milhões de vítimas no mundo

Causada por um arbovírus da família Flaviviridae, a dengue é uma das doências mais endêmicas do mundo, vitimando cerca de 100 milhões de pessoas por ano no planeta, de acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda segundo o órgão, a forma hemorrágica da doença ataca 500 mil pessoas por ano, com taxas de mortalidade de até 30%. As primeiras epidemias ocorreram no início do século 20 e hoje a dengue é endêmica no sudeste asiático. Nas Américas, o Brasil é campeão de casos (foram quase 400 mil em 2008), seguido pelo México. Em Brasília, os primeiros casos surgiram apenas em 1991. Foram 29 confirmações — todas de pessoas que pegaram a doença em outros estados. As primeiras cinco transmissões locais aconteceram em 1997. Hoje, a média anual no DF é de 332 casos. A dengue é transmitida por meio da picada de uma fêmea do mosquito Aedes aegypti contaminada pelo vírus. O macho se alimenta apenas de seiva de plantas e não de sangue. Cada mosquito vive, em média, 45 dias e pode contaminar até 300 pessoas. Ele se alimenta durante o dia, é escuro, tem listras brancas e é menor que um pernilongo. O homem e alguns macacos são os únicos hospedeiros vertebrados do vírus. A doença, porém, só se manifesta em humanos.

Fonte: Correio Braziliense (16.10.09)

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Sobre a postagem abaixo

A reportagem do Jornal Hora H obviamente ignora que esta empresa Elmar Transportes, foi durante muitos anos o algoz da nossa gente. Prestava um serviço de péssima qualidade, operava com ônibus sem condições de uso e os atrasos eram absurdos, um verdadeiro desrespeito aos moradores.

Tomara que não haja retrocesso com relação ao retorno desta empresa ao sistema, porque realmente ela não faz falta!

Deu no jornal

JORNAL HORA H
Por Antonio Carlos

Parece história de máfia, mas uma guerra silenciosa entre a Prefeitura de Nova Iguaçu e o empresário Mário Hermes Marassi, do setor de transporte, já teve seu primeiro round vencido pela Elmar Transportes e Turismo Ltda. A 2ª Vara Cívil do Tribunal de Justiça do Rio concedeu uma liminar devolvendo as seis linhas de ônibus, cuja concessão havia sido cassada pelo município. A decisão, em segunda instância, é do juiz Marcelo Nobre de Almeida. Em julho de 2008, a empresa perdeu o direito de operar em três das nove linhas no terceiro distrito, sob alegação de que a prefeitura vinha recebendo inúmeras reclamações por conta de serviços mal prestados à população. Para não perder as seis linhas, a Elmar realizou um contrato com a Turismo Transmil, para que a mesma continuasse operando até que a empresa se reestruturasse. O município havia estipulado um prazo de 30 dias para o processo de reestrutruração, tempo que, na opinião de Mário Marassi, era insuficiente. Em entrevista ao Hora H, concedida em julho deste ano, ele desabafou: “Há semanas, estou tentando uma audiência com o prefeito para discutir a possibilidade de conseguir um prazo mais flexível, mas está difícil, pois ele está evitando o encontro. O contrato com a Transmil está indo bem e não existe nenhuma irregularidade, pois as empresas podem firmar contratos livremente. Não existe legislação que proíba acordos dessa natureza”, explicou. Marassi se referindo ao fato da Prefeitura de Nova Iguaçu contestar a validade do contrato com a Transmil, e decidiu entrar com um processo na Justiça. Com a liminar, resta saber se a prefeitura irá acatar a decisão da Justiça, e como ficará o sistema de transportes, uma vez que a Elmar pretende ocupar as linhas a que tem direito tão logo seja possível.

Voltamos!

Estamos retornando a proposta deste blog depois de uns meses fora da rede. Houve um pequeno problema com a senha de acesso da edição e por isso deixamos de publicar novas postagens.

Continua sendo um importante espaço para divulgação e mobilização da comunidade, por isso mesmo está aberto a participação.